sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Jogo da Bola em Lesboa, prumera parte

Uma vez, chigô ó Taquali um gajo com um jornali, onde vinha dezendo que s'ia fazeri em Lesboa, um tornêo entre piquenos clubis, pa ver se descobriom novos jogadoris

— Já tá — Disseu — Sa genti lá formos ficamos todos convocados.

Começamos atão a tratari das coisas pá viage. Premêro viemos a Moira pa alugari uma carrêra e condo íamos chigando à parage das caminetes queim éi ca gente véi? A enquipa dos Trigues do Alvarrão, que tinhom ganhado a taça à genti com uma manchêa de ciganices.

— Qué que vêiem fazeri? — Préguntámos.

— O cagente queri. Porquêi?

— Porque sim! Vá!!!

— Boum. Já que querem saberi — disse, o capitã delis em ar de gozo — Viemos alugari uma caminete pa irmos a Lesboa.

— É o quêi? Quem vai é a genti!

Boum, começamos a lavrari d'atravessado, até que s'alançámos uns ós ôtros pôs antão. Condo acabámos com aquilo, fomos a falari cu home das caminetes e ele podiu munto denhêro pá viage.

Ora nem a genti nem os do Alvarrão podíamos pagari a nã ser que se juntassomos. Mas coma genti nã se chupava, teve mau pa se decedir. Até que resolvemos ir memo com elis, que nã tínhamos ôtro remédio.
Condo se montámos na caminete dêxámos o lado da soalhêra pó dos Alvarrão. Forom à esturrêra o caminho entêro. Condo chigámos ó Cento Destágio ô lá ó quera aquilo iom esbrazeados até má não! E a gente rinde-se.

O pió foi que nã criom receber a genti, poque nã le tinhômos dito nada antis. De manêras que tivemos de dromi na caminete nessa note, e só no ôtro dia é c'arranjaram cartons à genti.

O Cento Destágio, foi o sitio onde ê comi a comida más mal fêta da minha vida!

De manheim, em vez de nos darem pã com lenguiça ô tôcinho e uma punicada de cafêi, derom-nos lête e pã torrado com marmelada. A genti nem le tocámos. Ò almoço quisemos açorda, derom-nos pêxe. Ò jantari, quisemos uns fêjanitos com orelha de porco, derom-nos frango com batatas. Boum, lá comemos porque tinhómos passado o dia entêro em fraqueza ripando umas laricas que já nem le viômos o rêgo.

Tevémos lá uma semana e todos s'admiraram munto cagente por quem vez de se peorcuparmos com os trenos e o tornêo, passássemos os dias entêros espojados debaxo das arves fumando, e bobendo vinho.
Até porqu'iamos jogari com uma enquipa alemôa, quêles tinhom trazido pa jogari com as enquipas todas, e a que tivese jogadores milhores, é qu'ia jogari contra Benfica e o Sport.

Chigô o dia do jôgo, e nunca más m'esqueço daquilo que senti, condo pisi a premera vez um campo arrelvadu, era cá uma macieza nos péis! ê dantes só tinha jogado em campos cheios de bajôlos foi atão que repairi cu Cara de Cinoira, tava arrancando a erva pra drento dum saco, pa dá ós coelhos lá no monti. Condo eli acabo, lá se preparámos todos.

Ia começa o jogo.

Sem comentários: